Um dos destaques é o sanduíche de cerveja, com pão de malte, pernil e molho a base de lúpulos.
Uma casa no Prado foi escolhida para ser o mais novo reduto cervejeiro de Belo Horizonte (MG) a partir de 30 de novembro, às 15h. A Cervejaria Artéza é um espaço exclusivo que oferece chope artesanal próprio e tira-gostos especiais em um ambiente diferenciado voltado às artes, à descontração e à pluralidade musical.
O novo point é um empreendimento dos sócios Marlos Pires Gonçalves e Mirtes Martiniano. Ele é cervejeiro da Cervejaria Artéza e ela assina o cardápio e comanda a cozinha da nova casa.
Marlos Pires comenta:
“Este nosso projeto visa disseminar, popularizar a cultura cervejeira e quer oferecer ao público uma boa variedade de cervejas e chopes artesanais a preços justos e também uma cozinha toda feita à mão.”
O local tem capacidade para receber 300 pessoas com uma decoração mais rústica e eclética, com ambientes internos e externos e até mesmo um carro antigo como parte do cenário. Segundo Marlos, trata-se de um espaço criado no fundo do quintal de uma clássica residência do Bairro Prado. A entrada da garagem se transformou em um corredor (numa espécie de túnel) à meia luz, com mesas no estilo bistrô.
Ao final desse túnel, as pessoas dão de cara com a frente clássica de uma Kombi da década de 80, transformada em caixa do estabelecimento. Outro ambiente do bar é a área próxima ao palco, sob uma tenda e próxima a ela está a área aberta, toda gramada, onde é possível estender toalhas para observar o céu, durante o dia ou à noite, ou mesmo ficar embaixo de um guarda sol.
O salão principal comporta a torre-chopeira, composta por 12 torneiras. Seis delas trazem as produções frescas da Cervejaria Artéza e as outras seis são para cervejarias convidadas e parceiras. As opções da Artéza incluem Pilsen, Belgian Pale Ale, Dry Stout, IPA e GoiAPA. O local oferece também as opções de refrigerante artesanal, gin tônica e Xeque-Mate.
A cozinha recebeu o singelo nome de “A Casa”, onde são preparados os quitutes que acompanham as cervejas como carne de lata (a verdadeira), pastelzinho da vovó, croquete do chef, costelinha, torresminho, mandioca frita com torresmo, torresmão de barriga, quibe, pernil, isca de tilápia, linguiça, batata frita, sanduíche de queijo e o exclusivíssimo sanduíche de cerveja. Ele é feito com pão de malte, pernil e molho a base de lúpulos.
Mirtes Martiniano afirma:
“Escolhemos o Prado por se tratar de um tradicional bairro de Belo Horizonte, com suas clássicas residências que sobrevivem ao passar das décadas e por já ser reconhecido como um bairro onde há entretenimento, moda, cultura, bebida e comida boa. Nossa proposta é trazer bom entretenimento, bebida e comida diferenciada, fora do que já se encontra na região.”
O espaço também foi pensado para receber exposições de arte, feiras e festivais diversos e terá uma agenda musical constante que irá perpassar entre o jazz, blues, rock clássico, samba de roda e também um bom chorinho.